SER MELHOR ESTÁ NA NOSSA NATUREZA!

Preservação do recurso natural

A Água é imprescindível à vida, mas não é um bem inesgotável, pelo que não pode ser desperdiçada. Na Serra do Gerês está a nossa essência, a nossa origem e a nossa natureza, pelo que o nosso compromisso primeiro é garantir a preservação e o equilíbrio do aquífero – puro e mineralizado pelas rochas e subsolo ao longo de milhares de anos –, através de uma gestão racional e da proteção e limpeza dos espaços naturais que o rodeiam.

Embalagens 100% recicláveis

Na Água do Fastio procuramos incessantemente acompanhar a inovação tecnológica, nomeadamente na otimização e melhoria do desempenho ambiental das nossas embalagens, através da redução de resíduos.

Atualmente, 100% das nossas embalagens são recicláveis, sejam em PET (polietileno tereftalato) ou vidro. O PET é um material reciclável muito leve e com elevado potencial de circularidade, podendo ser utilizado, inclusive, como matéria-prima para o fabrico de novas garrafas.

Até 2025, o nosso objetivo é utilizar pelo menos 25% de pet reciclado (rPET) nas nossas embalagens. Para o canal Horeca fomos pioneiros ao disponibilizar a gama Fastio de vidro em tara retornável, atualmente disponível nos três formatos (1L,0,5L e 0,33L).

+ ecológicas
+ leves

Sensibilização para a Reciclagem
= Responsabilidade Partilhada

Com o intuito de reforçar a sustentabilidade ambiental das nossas embalagens, desde o primeiro dia que interagimos, de forma ativa e continuada, com o SIGRE (Sistema Integral de Gestão de Resíduos de Embalagens), principalmente pela integração no sistema Ponto Verde.

Partilhamos também o compromisso do Setor de Águas Minerais e de Nascente de Portugal em implementar o Sistema Depósito Reembolso (SDR) que permitirá recolher embalagens PET com qualidade (descontaminadas) – a matéria-prima exclusiva do PET reciclado (rPET).

Neste sentido, a promoção e consciencialização para a importância da reciclagem são amplamente partilhadas com os nossos clientes e consumidores.

Separação para a reciclagem

Tampa
de Metal

Garrafa de Vidro

Tampa de Plástico

Garrafa
PET

Embalagem
de Cartão

Rótulos

Plástico/Metal

Vidro

Papel/Cartão

Sabia que?

1

Reciclar 1 garrafa de plástico equivale à poupança de energia necessária para ligar uma lâmpada de 60 w durante 6 horas.

2

O rPET é uma matéria-prima de alta qualidade que pode ser utilizada em produtos têxteis, materiais isolantes ou no fabrico de novas garrafas.

3

reciclar 1 garrafa de plástico consome 75% menos energia do que fazer uma a partir de novas matérias-primas.

4

A RECICLAGEM DE 10 GARRAFAS DE PLÁSTICO PODE DAR ORIGEM A UM PAR DE CALÇAS.

5

O vidro pode ser reciclado eternamente, sem perder qualquer característica.

Mito ou verdade?

01.

Mito ou verdade?

O ecoponto amarelo destina-se apenas a plástico.

Mito
Verdade
Resposta Correta Resposta Incorreta
O ecoponto amarelo destina-se a todos os materiais que tenham na sua composição plástico e metal e que sejam embalagens, como é o caso das garrafas e garrafões de água.
02.

Mito ou verdade?

É necessário lavar as embalagens antes de reciclar.

Mito
Verdade
Resposta Correta Resposta Incorreta
Não é necessário lavar as embalagens, visto que estas vão passar por vários tratamentos até serem transformadas em novos materiais. No entanto, devem ser escorridas de todo o seu conteúdo e enxaguadas, se for caso disso, apenas para evitar maus cheiros quando armazenadas em casa.
03.

Mito ou verdade?

As tampas de rosca são recicláveis.

Mito
Verdade
Resposta Correta Resposta Incorreta
As tampas de rosca podem ser recicladas se, na sua composição, estiver metal ou plástico e, nesse caso, deverão ser depositadas no ecoponto amarelo.
04.

Mito ou verdade?

A solução para reduzir a poluição marinha não passa por deixar de utilizar o plástico.

Mito
Verdade
Resposta Correta Resposta Incorreta
A solução não passa pela proibição e renúncia dos benefícios do plástico para a sociedade, mas sim pela educação e sensibilização para um comportamento responsável, promovendo a sua circularidade e evitando que este termine abandonado no meio ambiente ou como lixo marinho.
05.

Mito ou verdade?

A ação de uma só pessoa não tem impacto.

Mito
Verdade
Resposta Correta Resposta Incorreta
Quanto mais embalagens de plástico/metal encaminhar para a reciclagem, maior é o número de embalagens que são integradas no fabrico de novos materiais. A correta separação deste tipo de material é fundamental para o sucesso de todo o processo, pelo que o seu contributo é imprescindível.
06.

Mito ou verdade?

Atualmente, o PET é o plástico para embalamento com maior taxa de reciclagem a nível europeu.

Mito
Verdade
Resposta Correta Resposta Incorreta
O PET (polietileno tereftalato) é um material 100% reciclável e constitui um recurso valioso com elevado potencial de circularidade. As garrafas PET podem ser recicladas e reutilizadas, em múltiplos ciclos, para vários fins, desde a produção de têxteis até à indústria automóvel. Podem ainda, naturalmente, ser utilizadas pelo sector das bebidas, para produzir novas gerações de garrafas PET.

O que já alcançámos

Redução do rácio de consumo de água em 30% desde 2000.

Redução do peso médio da garrafa PET em 35%.

Redução em 18% da taxa de resíduos desde 2000.

UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL É UM COMPROMISSO PARTILHADO POR TODOS.

Com o apoio